terça-feira, 9 de outubro de 2012

Semana da criança - 2012

Contando histórias na biblioteca infantil do Colégio Divino Salvador



“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”




Povoa-se o imaginário de personagens que protagonizam e poetizam grandes aventuras, clássicas ou não, e desenvolve-se o gosto pela leitura, pelo ouvir e pelo contar, assim como pelo recriar, de diferentes formas, seja através da oralidade, do desenho, da imitação, do teatro o que foi lido ou ouvido.




Quando a criança ouve ou lê uma história e é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal, que neste caso, vem ao encontro das noções de linguagem de Bakhtin (1992). Para ele, o confrontamento de ideias, de pensamentos em relação aos textos, tem sempre um caráter coletivo, social.







A história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade é uma narrativa que se baseia num tipo de discurso calcado no imaginário de uma cultura. As fábulas, os contos, as lendas são organizados de acordo com o repertório de mitos que a sociedade produz. Quando estas narrativas são lidas ou contadas por um adulto para uma criança, abre-se uma oportunidade para que estes mitos, tão importantes para a construção de sua identidade social e cultural, possam ser apresentados a ela.




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