Sueli Patelli


Sueli Patelli, filha de Nelson Patelli e Marilene Machado Patelli, nasceu em Jundiaí – São Paulo.
       Durante toda sua infância presenciou seu pai compor músicas e escrever poesias, fato este que a influenciou mais tarde em suas produções.
        A inquietude e a vontade de se aprimorar levam-na à Universidade para cursar Letras – licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa.
Participou em 2005 do projeto da Secretaria Municipal e Educação e Esporte (SMEE) “Semana literária” em que é reconhecida como escritora jundiaiense.
        Em 2005, iniciou seu projeto “Contando Histórias”. Por uma amiga, é convidada a contar histórias em um espaço cultural e nas escolas da região.
            Já em 2007, participou da Semana Literária “Ziraldo e Escritores e Artistas Plásticos jundiaienses”.
            No ano de 2008 participou da Semana Literária “Maurício de Sousa e Escritores e Artistas Plásticos jundiaienses”.
            Logo após a Semana Literária é convidada pelo Centro Cultural Brasileiro de Utah, para desenvolver o projeto “Contando Histórias” e lançar seus livros infantis aos brasileiros que moram nos Estados Unidos.
  Em 2009 participou do concurso Leia comigo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e ganhou o prêmio na categoria de melhor texto ficcional.   
            Suas obras são compostas de histórias infantis, crônicas e textos com temáticas que se remetem ao meio ambiente, ao idoso, à amizade e à união.
            Entre outros projetos, estão a elaboração de livros didáticos voltados para o ensino da Língua Portuguesa no ensino fundamental e a produção da revista infantil “As frutas na Terra da Uva”, como entretenimento para crianças e adultos.