quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A dengue é um assunto de todos nós!

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. http://dtr2001.saude.gov.br/dengue/

A escritora Sueli Patelli realiza o trabalho de conscientização sobre o tema: dengue.

 
 De maneira eficaz é contada a história O mosquito picou Pedrinho. Um cenário simulando um fundo de quintal é montado para compor o contexto da história. Dessa maneira, as crianças visualizam uma situação real e tornam-se multiplicadoras no que tange a prevenção da doença.



1) O que é dengue?
A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da
dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.
2) Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença?
Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias.
3) Quais são os sintomas da dengue?
Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.
4) O que devo fazer se aparecer alguns desses sintomas?
Buscar o serviço de saúde mais próximo.
5) Como é feito o tratamento da dengue?
Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicitatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.


2) 
VAMOS TODOS JUNTOS COMBATER A DENGUE.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Escritora SUD terá programa de TV sobre literatura...

A escritora e contadora de histórias Sueli Patelli prepara programa sobre literatura infantil na TV a Cabo Japi, veiculada pela NET na região de Jundiaí.
Em entrevista para o programa cultural Revista ao Vivo com Douglas Mondo a escritora falou sobre seu projeto educativo e seus livros infantis.
Reporter: Como você começou a escrever literatura infantil?
Sueli: Sou mãe de 4 filhos e no intervalo das minhas gestações fui inspirada a escrever textos infantis. Além disso trabalhei por mais de 10 anos na organização Primária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que me proporcionou uma aproximação maior com as crianças. Em 2005, convidada pela Prefeitura de Jundiaí para participar da semana cultural dos escritores jundiaienses fiz um trabalho de contação de histórias nas escolas públicas.
Reporter: Você tem um livro chamado Pet Laranjinha, como surgiu essa ideia de trabalhar com meio ambiente?
Sueli: O Livro Pet Laranjinha conta história de uma garrafinha de refrigerante que deseja ser reciclada e usei essa história na semana do meio ambiente em 2008 para retratar a questão da reciclagem junto às crianças da rede pública do muncípio.
Reporter: Você trabalha só com meio ambiente ou com outros temas?
Sueli: Tenho um projeto chamado Contando Histórias que aborda varios temas: saúde, meio ambiente, respeito aos mais velhos, cidadania, diversidade cultural, entre outros.
Reporter: Você desenvolve este projeto somente nas escolas?
Sueli: Muitos lugares são possíveis de aplicar este projeto. Já estive lançando livros e contando histórias na Biblioteca de Salt Lake City, Utah, USA. Na livraria da Vila em São Paulo e por três anos no Mc Donald's da Nove de Julho, incentivada pelo empresário Paulo Costa.
Reporter: Me fala sobre o programa na TV Japi?
Sueli: Será um programa educativo voltado ao público infantil. Para isso, busco parcerias na iniciativa privada para poder colocar o programa no ar. Quem se interessar pode entrar em contato pelo email: suelipatelli@hotmail.com
Para conhecer mais o trabalho da escritora e contadora de histórias pode acessar o blog Contando Histórias no link: http://suelipatelli.blogspot.com .


Assuntos Públicos: Escritora SUD terá programa de TV sobre literatura...: "A escritora e contadora de histórias Sueli Patelli prepara programa sobre literatura infaltil na TV a Cabo Japi, veiculada pela NET na regiã..."

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O MEIO AMBIENTE É UM ASSUNTO DE TODOS NÓS!

Reciclar é um assunto de todos nós!

Através da história Pet Laranjinha, as crianças são envolvidas no mundo do reaproveitamento de materiais, como o plástico.
      O lúdico transforma-se em algo acessível e promove o desencadeamento de desejos em reaproveitar os materiais, que normalmente seriam descartados na natureza.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu Conto, Tu Contas, Ele Conta


Se as histórias conseguirem adormecer
dentro do coração, quando acordarem sairão
 histórias novas, a partir do sonho do contador.
Daniel Mundurucu

Nesta quarta-feira, dia 20/10, a escritora Sueli Patelli participou de mais um curso de contação de histórias. Dessa vez foi na Biblioteca Hans Christian Andersen Temática em Contos de Fadas. O curso foi ministrado por Simone Grande, durante o VI Festival A Arte de Contar Histórias.  
A plateia foi composta por professores e contadores de histórias. Foi um momento muito bom para trocar experiências e aprender ainda mais.

  

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PROJETO PILOTO - ECOBUS

 A escritora Sueli Patelli participou do projeto piloto realizado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do município de Jundiaí – SP.
 O projeto ECOBUS proporciona um jeito diferente de conscientização ambiental.
 Um ônibus adaptado, com poltronas, almofadas e uma pequena biblioteca com obras sobre o meio ambiente, proporciona um clima instigante e divertido de aprender.      

As crianças ficaram encantadas com a novidade.   
Por enquanto o projeto foi experimental, mas poderá ser levado aos bairros de Jundiaí.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sinopse do livro Téo, o rato de laboratório

 Sueli Patelli
Téo
o rato de laboratório



A história de Téo, um rato de laboratório que vive em uma gaiola com sua mãe, seu irmão Ratã e outros ratinhos de laboratório.
A inventiva história trata da vida dos ratos de laboratório e da família do cientista Dr. Bonefá. Téo, o ratinho, não aceita sua condição de rato de laboratório e decide fugir daquele ambiente de extermínio. Sua fuga e sua passagem por um encanamento desencadeiam uma movimentada e envolvente aventura. O personagem Dr. Bonefá, também conhecido como Tony, é um cientista que dedica seu tempo na descoberta de um novo medicamento. As duas dimensões de vida evocam uma percepção que manuseia e veicula a reflexão, num processo de acender holofotes em direção a valores como a perseverança e o amor.
De um lado, um revolucionário rato querendo encontrar um destino mais feliz e do outro um cientista enredado à experiência do seu mais novo medicamento, que inclui, como sempre, os ratos como frios instrumentos de trabalho, sempre as melhores cobaias.
Um calidoscópio de acontecimentos, o livro serve de diversão para o público infantojuvenil, conduz esse mesmo público ao enriquecimento cultural, a apreciação e degustação da arte literária. Todo esse trabalho é realizado numa leitura gostosíssima, em sintonia perfeita entre o lazer e o artefato didático. 



This is a story about Teo, a laboratory mouse that lives in a cage with its mother, its brother Ratã and other little lab mice.
The creative story is about mice which are subjected to scientific experiments, and about Dr. Bonefá, a scientist. Teo, the little mouse, doesn’t accept his life as a lab mouse, so he decides to flee from that destructive environment. His fleeing through pipes makes this story a riveting and lively adventure. Doctor Bonefá, also known as Tony, is a scientist who devotes his time to the discovery of a new medicine. Their distinct lifestyles evoke a perception that manipulates and conveys reflection, in a process of shedding light on moral values such as perseverance and love.
On one hand, there is a revolutionary mouse who longs for a happier destiny, and on the other hand, there is a scientist absorbed in experimenting with his newly invented medicine, who, as always, needs mice to be used as common laboratorial tools, for they are regarded as one of the best for experiments.
Besides being a kaleidoscope of events, the book is fun for kids and leads them to a cultural enhancement and to the appreciation and enjoyment of Literature. This story is written in such a way that leads them into a very delightful reading experience, bringing leisure and didactic workmanship into perfect harmony.

Contando Histórias no Parque

 No dia das crianças, a escritora Sueli Patelli desenvolveu o projeto "Contando Histórias" no Parque da Cidade, abordando temas contemporâneos através das histórias; O peixinho Jundiá e a peça de teatro Primavera.
      

Todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento do projeto foram voluntárias.
Interagindo com o público sobre o tema: poluição dos rios.  
A participação das crianças deu um charme especial  na apresentação.
Agradecemos o apoio das empresas que foram parceiras do projeto de Educação Ambiental no Parque.    

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Contando Histórias no McDonald's


Em 2007 a escritora Sueli Patelli foi convidada para desenvolver seu projeto educacional no McDonald's da Av. Nove de Julho em Jundiaí - SP. Utilizando o espaço Mundo Feliz, a escritora desenvolveu o projeto "Cotando Histórias" para entreter e ensinar as crianças, com temas voltados ao meio ambiente, respeito aos mais velhos, diversidade cultural, higiene, entre outros. 
Graças ao apoio do empresário Paulo Costa, o projeto permaneu por mais de três anos encantando as crianças. Empresários como ele merecem nosso respeito!



  

PRÊMIO LEIA COMIGO!

8º CONCURSO FNLIJ LEIA COMIGO! 2009FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JUVENILVENCEDORES 



Relato Ficcional:“O Dia em que enxerguei Maria” Autora: Sueli Patelli.Jundiaí - São Paulo
Relato Real:“Leitura nas Ondas do Rádio”Autora: Neick Lopes.Turmalina - MG

http://www.meubrotodeleitura.com.br/anexos/noticias2009.pdf 



 

ESCRITORA JUNDIAIENSE VISITA ESCOLA

A escritora Sueli Patelli esteve na “EMEB Duílio Maziero” para alegria dos alunos.

Sueli doou latões de coleta seletiva e
suas obras publicadas para a escola
  

No dia 13 de maio a escritora jundiaiense Sueli Patelli esteve na E.M.E.B “Duílio Maziero  para contar aos alunos histórias e divulgar a publicação de suas obras “O gato Elias” e “A Terra das Bolachas”.
Na oportunidade a escritora contou histórias voltadas para o meio ambiente. Utilizando fantoches, compartilhou com os alunos “O peixinho Jundíá” e “O mosquito picou Pedrinho”.


Além disso, inspirada no Estatuto do Idoso representou a história “A vovó Maroca” e abordou questões sobre o respeito aos mais velhos. (Esse ano Jundiaí trabalha a campanha denominada “Velho é o seu preconceito” além de criar um Centro de Referência ao Idoso de Jundiaí - CRIJUN).
Conhecendo o trabalho realizado pela Ong, Sueli doou latões para coleta seletiva de materiais recicláveis a serem utilizados por toda a escola, em parceria com a Universidade Paulista – UNIP.
A escritora distribuiu autógrafos e tirou fotos
para alegria dos alunos.

Contando Histórias na Livraria da Vila


 Numa tarde de domingo, mais de quarenta crianças compareceram à Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim para ouvir histórias infantis.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Contando Histórias na Biblioteca de Salt Lake City - Utah


A escritora Sueli Patelli foi convidada pelo Centro Cultural Brasileiro de Utah, para desenvolver o projeto “Contando Histórias” e lançar seus livros infantis aos brasileiros que moram nos Estados Unidos.




Gisele Garcia (in memorian) e Cida Vanderplas,
responsáveis pelo Centro Cultural em Utah


Contando Histórias na Livraria Nobel


A escritora Sueli Patelli esteve na livraria Nobel contando histórias e realizando oficinas de pintura e reciclagem.

Contando Histórias para crianças da rede pública de Itupeva - SP.

A história da Pet Laranjinha

As crianças da rede pública de Itupeva receberam a escritora e contadora de história Sueli Patelli e se divertiram muito.
Selecionando materiais para reciclagem 









Contando Histórias na Biblioteca Municipal Prof° Nelson Foot - Jundiaí - SP.

A escritora Sueli Patelli, junto com outros escritores e contadores de histórias, esteve na biblioteca alegrando as crianças que passaram por lá.


                

“Contando Histórias” estimula crianças a preservar a natureza

Crianças a serviço da causa ambiental: com esta proposta, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, elaborou uma intensa programação que marca as comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de junho: é o "Contando Histórias", que visa estimular as crianças a terem conhecimentos para desenvolver a educação ambiental, tornando-as agentes de defesa do meio ambiente, ecologicamente equilibrado e saudável.
No dia 05 de junho, o prefeito Ary Fossen e o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Francisco José Carbonari, acompanharão no período da manhã as atividades no Centro Comunitário do Jardim Novo Horizonte, quando serão distribuídas mudas de azaléias entre os moradores, uma forma de incentivar o plantio e conseqüentemente a preservação da natureza.

Sendo assim, a programação teve início na manhã desta segunda-feira (02), às 9 horas, e no período da tarde, às 13h30, no Centro Comunitário Dom de Maria (Jardim Tamoio), quando as 220 crianças assistidas pela entidade (distribuídas em duas turmas), acompanharam a apresentação da peça teatral “Contando Histórias”, texto e criação da escritora Sueli Patelli, que aborda a poluição de rios e lagos, reciclagem, Dengue, e percorrerá vários bairros da cidade. As assistentes sociais Cinthia Helena da Silva e Sandra Maria Aoki, coordenaram as atividades, representando a diretora de Ação Social da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Aidê Esperança Birolin Fossen.

A escritora – que em breve lança dois livros, “O gato Elias” e “A Terra das Bolachas” e no mês de julho contará estas mesmas histórias para os brasileirinhos que hoje residem em Salt Lake City (EUA), a convite do Centro Cultural Brasileiro - ressaltou a grande satisfação em poder colaborar com a proposta.“As crianças são muito interessadas, críticas; abordar temas como estes, tão necessários em dias atuais, nos faz amadurecer a responsabilidade sobre os destinos da natureza – uma vez que este é o Ano Internacional do Planeta Terra -, o combate ao desperdício, a preservação através do consumo consciente."

Para as garotas Camila Chawanda Mendes, 15 anos, e Pâmela Brenna, 10, que já freqüentam as aulas de crochê e os trabalhos da bauteca no Centro, assistir a peça desperta o interesse pela leitura e também como reutilizar materiais que são desprezados junto à natureza.“Precisamos melhorar o mundo, evitar estragos; devemos conhecer mais o planeta que vivemos, cada um fazendo a sua parte, “reforçam.

Programação: apresentações da peça “Contando Histórias”, às 9 e às 13h30
Dia 03 (terça-feira): no Centro Comunitário do Jardim Fepasa (Rua Sebastião de Oliveira Queiroz, 345)
Dia 04 (quarta-feira): Salão da Igreja Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Estrada Municipal do Varjão, s/n)
Dia 05 (quinta-feira): Centro Comunitário do Jardim Novo Horizonte (Estrada Municipal do Varjão, 4677
Dia 06 (sexta-feira): Centro Comunitário do Jardim Sorocabana (Rua Um, S-287).

<><>
<>
<><>
Camila Mendes aprende crochê,
 freqüenta a bauteca e achou o
teatro muito interessante

Casa Transitória Jundiaí

O sorriso de um criança faz bem as nossas almas e no natal passado conseguimos arrancar sorrisos de crianças da casa transitória, doando presentes e contando histórias.